Quais são os tipos de alto-falantes?

Woofer, subwoofer, mid-range, tweeter, triaxial e coaxial são os principais tipos de alto falantes automotivos.

O alto falante é composto por 3 partes:

  • Eletromagnética;
  • Mecânica;
  • Acústica.

WOOFER: ele tem a maior área de cobertura, reproduzindo os sons  e graves, entre 50 Hz e 5.000 Hz, com excelência. Podem variar entre 1.2″ e 18″ e indicados para reproduzir sons de bumbo, tambor, parte do piano, do baixo e da guitarra.

SUBWOOFER: é indicado para executar as freqüências baixas, geralmente abaixo de 45 Hz.  

MID-RANGE: reproduz as freqüências médias, entre 300 Hz e 5.000 Hz, sendo seu melhor desempenho é na voz humana. A indicação é ser posicionado na parte inferior do carro e também atrás do banco traseiro sobre a tampa interna do porta-malas. Possui uma derivação: o MID-BASS, voltados para os sons na faixa dos médio-graves, geralmente na faixa entre 100 e 300 Hz).

TWEETER: é famoso por ser pequeno, tendo entre 0,5″ e 3”, e é voltado para sons agudos com a freqüência acima de 5.000 Hz. É indicado ser instalado próximo aos ouvidos dos ocupantes. É responsável pela reprodução do efeito estéreo, característica sonora que transmite a sensação de distribuição espacial da música no ambiente.

TRIAXIAL: na verdade um sistema, não um único componente, é formado por um WOOFER, um MID-RANGE e um TWEETER. Atua entre 50 e 20.000 Hz de freqüência sonora e é indicado para reprodução de quase todos os instrumentos.

COAXIAL: outro sistema é formado por um WOOFER e um TWEETER e bastante usado para reprodução uma variedade de sons, exceto os mais graves.

Magnum Alto Falantes | woofer | subwoofer | rex